domingo, 25 de setembro de 2011

O Destino de Onésimo e o Nosso. 
Ao lermos a carta de Paulo a Filemom descobrimos muitas verdades relevantes da palavra de Deus, como a liberdade do cristão, a fé, vitória sobre os fracassos do passado (já postado aqui no blog) e muitas outras que muito enriquecem nossa vida espiritual.
Hoje, eu gostaria de falar sobre alguém que como nós andou perdido e por pouco não teve um fim trágico. Esse alguém é Onésimo, que era mais um entre os milhares de escravos existentes em todo o império romano, era mais um que não possuía a liberdade, apenas mais um entre os milhares! você por acaso se sente assim? sem liberdade? sem um propósito? apenas mais um entre tantos? Talvez você também se ache mais no meio onde convive e mesmo quando está cercado de amigos, ainda se sente sozinho e sem esperança. Mas hoje eu quero lhe falar de Jesus, pois Ele pode mudar a história da sua vida, ele se importa com você e crendo você ou não, tem um plano maravilhoso para sua vida!
Onésimo, com certeza se sentia assim, sozinho e sem esperança. Aliás, que esperanças teria um escravo? Poderia ele sonhar com algo melhor? Um escravo não tinha direito a nada e a menos que furtasse algo, provavelmente nunca conseguiria nada na vida, deveria sentir-se feliz, se tivesse o direito de ao menos constituir uma família. Talvez, Onésimo pensando nisso, ele resolveu que buscaria mudar o rumo de sua vida, e o único meio para tal coisa seria o menos nobre e arriscado, o furto. 
Onésimo sabia que sendo ele um escravo, qualquer deslize seu, poderia lhe causar sérias consequências, tais como: açoites, amputações e até mesmo em alguns casos a morte. 
Uma vez que a semente do pecado entrou no coração de Onésimo, logo começou a germinar e a cada dia que Onésimo se dirigia ao seu trabalho, seu coração contaminado lhe dizia o seguinte: Até quando você vai aceitar viver essa vida miserável? você tem que mudar, você já sabe o que fazer, o que esta esperando? Pobre Onésimo, não tinha mais forças para resistir, o pecado já havia lhe assaltado o coração e agora o deixava cego com o desejo de mudar a situação de sua vida. 
Mas queridos, não existe uma mudança real e perfeita sem Jesus! Se Onésimo conhecesse o amor de Deus e o seu poder, não cairia na armadilha que seu coração lhe preparara. Quantas vezes meu amigo, você fez planos maravilhosos crendo que eram perfeitos e que nada poderia impedir o seu sucesso, mas quando você percebe, tudo não passou de uma ilusão, pois tudo deu errado, as portas não se abriram ou seu sócio lhe enganou e etc. Com certeza isso é motivo para ficar muito triste e descontente com sua vida, é motivo para duvidar de tudo e de todos, menos de Deus. Ele pode mudar sua vida e você vai ver isso, ao acompanhar essa história de Onésimo. 
Se formos sinceros, todos nós podemos nos enxergar nessa história, todos somos como Onésimo, a sua história muitas vezes se confunde com a nossa, pois como ele, muitas vezes tentamos nos libertar de coisas que nos aprisionam e buscamos a felicidade, mas assim como ele, não colocamos o Senhor Deus a nossa frente, ou então queremos ajudar ao Senhor a fazer sua tarefa de nos abençoar! dizemos inconscientemente para Deus: - Posso te ajudar a me fazer um vitorioso!. 
Talvez não usamos da mesma artimanha de Onésimo, afinal roubar é algo muito feio e errado, mas que todos nós muitas vezes damos uma de auxiliares de Deus, isso damos. Pois queremos mudanças em nossas vidas, sejam elas de ordem financeira, espiritual,matrimonial,etc. O problema todo está em não tomarmos a decisão certa, a de entregar nossos problemas a Deus e acabamos nos enfiando numa encrenca maior que a outra. 
A solução é Jesus, o filho de Deus. Ele pode nos ajudar, assim como ajudou Onésimo a se livrar do seu problema. continua....

Nenhum comentário: