sábado, 1 de outubro de 2011

Pastoras





Pode uma mulher ser pastora? 
"Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que esta servindo a igreja de Cencreia, para que a recebais no Senhor como convém aos santos e a ajudeis em tudo que de vós vier a precisar; porque tem sido protetora de muitos  e de mim inclusive. Saudai a Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais pela minha vida arriscaram a sua própria cabeça; e isto lhes agradeço, não somente eu mas também todas asa igrejas dos gentios; ...saudai a Maria, que muito trabalhou por vós. Saudai Andrônico e Junias, meus parentes e companheiros de prisão, os quais são notáveis entre os apóstolos e estavam em Cristo antes de mim. Saudai a Trifena e Trifosa, as quais trabalhavam no Senhor. Saudai a estimada Pérside, que também muito trabalhou no Senhor" (Rm 16.1-4, 6-7, 12). 
A igreja moderna, tem reconhecido o valor e o ministério feminino, embora exista muito preconceito no meio cristão evangélico, nada justifica essa falta de respeito e lealdade para com as mulheres. 
Muitos se posicionam de forma contrária ao ministério feminino, achando que o tal só poderia ir até a presidência de um círculo de oração, ou um cargo de obreira na igreja. Outros, admitem que as mulheres possam ser diaconisas ou missionárias. Mas sem poder para batizar e ministrar a santa ceia! ou seja, pregar pode! ganhar vidas para Cristo pode! sofrer qualquer perseguição e as vezes até colocar a sua vida em risco pode! mas batizar e ministrar a ceia é tarefa para machos! Quanta hipocrisia e falta de sensibilidade. 
Será difícil entender, que no contexto social e estrutural em que a Bíblia foi escrita, as mulheres não tinham, ou gozavam de liberdade e respeito? A bíblia foi escrita num contexto histórico em que a sociedade era extremamente machista e patriarcal. Onde o homem mandava e desmandava, sendo a mulher considerada muitas vezes, apenas um ser reprodutor, não possuindo nem mesmo uma alma! Por isso não encontramos de forma explícita na Palavra de Deus um versículo que nos fale claramente a respeito do ministério pastoral feminino, mas isto não quer dizer não ha, pois veremos a seguir, que só no capítulo 16 de Romanos, ha, de forma muito clara a participação de mulheres no ministério. Nem todas no ministério pastoral, mas com certeza na obra de uma forma bem generalizada. Vamos analisar agora, cada uma dessas mulheres citadas por Paulo no capítulo 16 de Romanos. 

Febe. Era uma cristã gentia cujo nome significava pura ou radiante de luz. Estudos indicam que Febe era de fato uma diaconisa em Cencreia, talvez até uma funcionária do governo grego. Mas o que me chama a atenção sobre ela, é que Paulo admoesta a igreja a recebê-la no Senhor, ou seja, os romanos deveria recebê-la como serva do Senhor, isso é, obreira mesmo! e deveria também lhe assessorar! "e a ajudeis em tudo de que vós vier a precisar". Não seria isso um pequeno sinal de autoridade dentro da igreja? Talvez. 
Priscila. Paulo chama a Priscila e Áquila de cooperadores, ou seja, ajudantes de Paulo na obra, ou seja, ela fazia a obra, participava dela como cooperadora. O curioso é perceber que o nome dela vem antes do marido quando citado por Paulo, será por que? Em Atos 18.26, a bíblia nos informa que ela era uma conhecedora da palavra e que junto do seu esposo ensinaram a Apolo as verdades da palavra de Deus. 
Maria. Que trabalhou muito! veja a enfase de Paulo, esse muito, com certeza não se referia apenas a serviços sociais e diaconais! 
Junias. (Junia na  versão revista e corrigida de Almeida). Aqui com certeza Paulo se refere a um casal, Andrônico e Junia, pois esse nome feminino era bem comum na época, ao contrário de júnias que soa de forma masculina, sendo bem menos comum em sua época. No verso 7, Paulo a chama juntamente com seu marido de apóstolos! vemos aqui claramente, uma mulher com um título de apóstola! e foi Paulo que fez essa afirmação! Essa é uma prova muito concreta de um ministério feminino mais avançado e reconhecido, pelos homens, pois Paulo afirma que ela e seu marido eram notáveis entre os apóstolos! 
Trifena, Trifosa e Pérside. Que trabalhavam muito no Senhor, ver sobre Maria. 
Em fim, Muito se poderia falar sobre o ministério feminino, mas para não me prolongar muito acho melhor parar por aqui. 
Quanto a afirmação paulina, que proibia a mulher de falar na igreja (1Co 14.34,35), se analisado seu contexto, qualquer um descobrirá que Paulo de modo algum estava proibindo as mulheres de falar na igreja, mas aqui o problema em questão é de ordem e não de autoridade como querem alguns afirmar. Pois no verso 35, Paulo diz para as mulheres que elas deveriam perguntar em casa aos seus esposos. Isso claramente nos fala de ordem no culto, pois imagine amigo leitor, numa sociedade totalmente machista, poucas mulheres conheciam de fato as escrituras e quando foram as reuniões cristãs, não hesitavam em perguntar aos seus esposos o que estava sendo ensinado, fato que atrapalhava o andamento dos cultos e incomodava o apóstolo. Não é uma proibição ao ministério feminino, mas uma admoestação a ordem nos cultos. É preciso entender, que certas coisas não poderiam ser tratadas naquela época e uma posição favorável as mulheres não seria tolerada nem mesmo por muitos cristãos do tempo de Paulo. Seria uma verdadeira tsunami na igreja daquela época um ministério pastoral feminino. 
Paz e entendimento! 
Pr. Igor de Moura Caogoy  

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Teologia
MINI TRATADO PRÓ-DICOTOMISTA
Muito é pregado nas igrejas, sobre Deus Pai, sobre Jesus, sobre o Espírito Santo, anjos, pecado e etc. Mas somente agora, com essa nova geração de pregadores é que o ser humano tem tido um lugar de privilégio nos púlpitos brasileiros. Não estou defendendo um evangelho antropocêntrico, não me entenda mal. Estou apenas afirmando que durante muitos anos, ou, até séculos, pouca atenção tinha sido dada ao ser humano, digo, a sua estrutura, enfim, a antropologia bíblica. Agora com esses novos pregadores isso esta mudando e em certo ponto até preocupa, pois com certeza muitos exageros virão por ai! Pensando nisso, venho através desse blog expor algo realmente bíblico sobre a composição ou estrutura do ser humano, no que que refere a teologia é claro. Com esse intuito, trago para os leitores desse blog, o que chamarei de pequeno tratado antropológico a favor do dicotomismo, ou seja, um pequeno tratado pró-dicotomismo. Espero que gostem e que comentem! 

1. Definição etimológica. [do gr. dicha, em dois+temnein, cortar] É a divisão de qualquer coisa em duas partes. Na teologia antropológica, é a corrente que defende estar a natureza humana constituída de duas partes distintas: matéria e espírito. 

2. Base Bíblica. Tanto a alma (hb. nephesh; gr. psyque) quanto o espírito (hb. ruah; gr. pneuma) são empregados na bíblia indistintamente para referir-se a mesma parte imaterial do ser humano. 
-É o espírito ou a alma que se perturba ou se abate no indivíduo (Gn 41.8; Sl 42.6). 
-Jesus teve sua alma perturbada, angustiada (Jo 12.27), mas em (Jo 13.21), diz seu espírito turbado, angustiado.
-E no céu, estarão os espíritos dos justos aperfeiçoados (Hb 12.27), ou as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus (Ap 6.9). Vejam que na bíblia é uma coisa só, seu emprego dependeu apenas da preferencia do escritor, pois a bíblia ensina claramente que somo compostos de duas partes, ou seja, uma parte material (o corpo) e outra imaterial (espírito ou alma) e não três partes como querem os irmãos tricotomistas. 
-Na bíblia, as vezes a morte é descrita como a entrega da alma (Gn 35.18; 1 Rs 17.21) e em outras partes, como sendo a entrega do espírito (Sl 31.5; Lc 23.46; At 7.59). Como podemos observar, as duas palavras são usadas para descrever a mesma coisa! só que em uns versos, o autor escolheu a palavra alma e em outros o espírito. Podemos ainda observar o paralelismo em (Lc 1. 46,47). 

3. Dois elementos substanciais. O material e o imaterial. A bíblia apresenta o homem como um todo, porém podendo se distinguir nele um elemento material e outro imaterial. O elemento material, o corpo, veio do pó da terra e liga o homem, em sua natureza com a criação em geral. O elemento imaterial, o espírito, veio diretamente de Deus, representado no sopro divino e constitui a natureza espiritual do homem, assemelhando-o ao criador, sendo responsável por qualquer comunicação com Deus. 
Na junção desses dois elementos é que o homem tornou-se um ser vivente (Gn 2.7). Deste modo, o ser humano é visto na bíblia, normalmente como sendo constituído de dois elementos a saber: 
-Carne e espírito (1Co 5.5);
-Corpo e espírito (1Co 5.3; 7.34; Tg 2.26); 
-Pó e espírito (Ec 12.7); 
-Corpo e alma (Mt 10.28; 3Jo 2). 
Por tanto, na palavra de Deus, de um modo geral menciona-se apenas dois elementos na constituição do ser humano: Uma parte material = Corpo, carne, e Uma parte imaterial= que você pode chamar de alma ou espírito. 

4. Como explicar os textos tricotomistas de 1Ts 5.23; Hb 4.12 ?
Para interpreta-los devemos como em toda a teologia usarmos os princípios da hermenêutica bíblica.  Que nos ensina que todo o texto deve ser analisado juntamente com o seu contexto. 
Observe querido leitor, que nestes textos, o autor não esta falando da constituição do ser humano, mas ele esta usando uma linguagem exortativa, ele esta exortando seus leitores a fazer algo. O foco  do escritor bíblico ali é outro. Vamos ver? 
Em 1Ts 5.23, o apóstolo Paulo esta apelando para que os servos de Deus sejam plenamente santificados para a volta de Jesus! Ele usa então com enfase a santificação, ele não esta ensinando ou abordando a constituição do homem, apenas exortando aos crentes a serem plenamente santos porque Jesus logo voltaria. Para comparar, vejamos o texto de Mc 12. 30, onde há um exemplo semelhante de enfase para exortar a amarmos a Deus acima de tudo.  Observe que Jesus usa elementos como alma, coração, entendimento e forças para ilustrar esse amor. Jesus não estava ensinado sobre a constituição do homem, ele estava assim como Paulo fazendo um apelo e com enfase. 
Em Hb 4.12, A intenção do autor é bem semelhante, pois ele também usa uma enfase para ilustrar o poder da palavra de Deus, que poderia, se a caso existisse separar alma e espírito. Veja que no próprio contexto do capítulo, nada existe que comprove um estudo sobre o a constituição do homem, apenas nesse verso, que esta falando da poderosa palavra de Deus e não do ser humano. Ele a palavra é tão poderosa que pode sondar o íntimo de nosso coração e ao olharmos para ela, vermos o real estado de nosso ser espiritual, ou seja, o nosso eu interior.
 Conclusão:  É perigoso dar voz a onde a bíblia se cala, assim como é muito perigoso ensinar o que ela não ensina. Por tanto amigos, aceitemos o que ela tem nos dito e seremos abençoados. 
Espero que este estudo tenha tirado a dúvida de muitos irmãos em Cristo. 
Pr. Igor de Moura Cogoy 

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Continuação da história de Onésimo.
...Onésimo, de tanto imaginar uma vida melhor, resolveu ceder as tentações que lhe sobrevinham a mente e certo dia, ao voltar do seu serviço encontrou a oportunidade que tanto buscava e furtou um objeto de valor de seu senhor Filemom. Depois, vendo o tamanho da encrenca em que se metera e que provavelmente seria descoberto, pois não teria como escondê-lo! fugiu (Fm 11.18,19). Não ha como saber o que foi furtado por ele, a Bíblia não nos da nenhuma pista sobre isso, mas provavelmente era algo de valor, de muito valor, quem sabe algo que se poderia vender a fim de comprar a própria liberdade? ou como ele fugiu para bem longe, este objeto valioso poderia ao menos assegurar-lhe um futuro melhor. É justamente isso que satanás faz com o homem, ele fica lançando pensamentos de revolta em nossa mente, para que tomemos decisões precipitadas, que sempre nos prejudicam. Quando caímos nessa armadilha, então ele nos faz lembrar de como eramos felizes e não sabíamos! fica nos atormentando, pois sua intenção sempre foi e sempre sera nos jogar ao chão, na lama do pecado e no vale do desespero, Fico imaginando o pobre escravo Onésimo, que sonhara tanto em ser livre e agora constata que continua mais escravo ainda, na verdade em situação pior, pois agora era um escravo condenado, que teria de fugir para salvar a única coisa que lhe restara, a própria vida. 
Ao ler essa história e meditar no que esta escrito nessa carta de Paulo a Filemom, percebemos que se Onésimo furtou algo de valor, é porque ele era um escravo de confiança! Filemom deveria acreditar e depositar confiança nele, do contrário, não teria ele acesso ao objeto de valor que furtara de Filemom. Veja, como o diabo é sujo. E como ele é astuto, ele tirou de Onésimo tudo aquilo que ele possuía, seus sonhos, sua moral, sua estabilidade (pois se ele era um escravo de confiança deveria ser bem tratado) e por último e mais importante, ele estava tirando de Onésimo a própria vida! 
Uma vez que fosse constatado o furto, Onésimo só poderia ter um destino, a condenação! como poderia ele se escapar dela? Ninguém poderia lhe ajudar, ele agora estava sozinho, quem iria ajudar um escravo? Para onde iria Onésimo afim de se escapar? 
É incrível como a história de Onésimo se confunde com a história de todos nós, todos, sem exceção, antes de termos um encontro com Jesus, vivíamos nesse mundo como escravos fujões em busca de um porto seguro. Fugíamos de algo que queria nos condenar (A lei de Deus) e de alguém que nos acusava o tempo todo (o acusador, o diabo) que nos fazia lembrar de quão pecadores eramos e ainda somos. Como Onésimo queríamos apenas um lugar seguro (um bom emprego, paz, statos social e felicidade), mas  ao ouvirmos as sugestões do diabo, acabávamos numa situação pior do que a que estávamos. Então, pela graça e misericórdia de nosso bom Deus, nossa cabeça foi levantada e podemos enxergar a luz de Jesus e descobrimos algo muito mais sublime e seguro que nossos planos pessoais e nossos projetos. Encontramos Jesus Cristo "e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos a escravidão por toda a vida" (Hb 2.15). 
O fim dessa história, a Bíblia não nos revela, mas pelo que podemos entender na carta de Paulo a Filemom, Onésimo ao fugir acabou encontrando a Paulo, provavelmente quando este estava preso em Roma, e se tornou mais um convertido de Paulo. O próprio apóstolo intercede por ele na carta (v.19), pois entendia que deveria haver um concerto entre Filemom e Onésimo seu escravo, que agora também era seu irmão em Cristo. 
Essa história nos mostra o poder regenerador do Espírito Santo de Deus, que transforma o pecador em filho de Deus (Jo 1.12), não importando quem seja ele, seja rico ou pobre, alto ou baixo, seja culto ou inculto, nem o pecado que cometeu. 
Se Onésimo não tivesse esse encontro com Cristo, quão triste seria o seu fim, mas graças a decisão de aceitar a Cristo, teve sua vida restaurada e provavelmente pode voltar a sua posição de confiança diante de seu senhor Filemom. 
E você meu amigo, já tem a Jesus como senhor de sua vida? você já pensou nas consequências de morrer sem Cristo? Se você esta afastado dos caminhos do Senhor, volte logo, ele ama você e quer te conceder o perdão, mais, Deus quer ser seu amigo! volte enquanto é tempo. 
Em Cristo. 
Pr. Igor de Moura Cogoy  

domingo, 25 de setembro de 2011

O Destino de Onésimo e o Nosso. 
Ao lermos a carta de Paulo a Filemom descobrimos muitas verdades relevantes da palavra de Deus, como a liberdade do cristão, a fé, vitória sobre os fracassos do passado (já postado aqui no blog) e muitas outras que muito enriquecem nossa vida espiritual.
Hoje, eu gostaria de falar sobre alguém que como nós andou perdido e por pouco não teve um fim trágico. Esse alguém é Onésimo, que era mais um entre os milhares de escravos existentes em todo o império romano, era mais um que não possuía a liberdade, apenas mais um entre os milhares! você por acaso se sente assim? sem liberdade? sem um propósito? apenas mais um entre tantos? Talvez você também se ache mais no meio onde convive e mesmo quando está cercado de amigos, ainda se sente sozinho e sem esperança. Mas hoje eu quero lhe falar de Jesus, pois Ele pode mudar a história da sua vida, ele se importa com você e crendo você ou não, tem um plano maravilhoso para sua vida!
Onésimo, com certeza se sentia assim, sozinho e sem esperança. Aliás, que esperanças teria um escravo? Poderia ele sonhar com algo melhor? Um escravo não tinha direito a nada e a menos que furtasse algo, provavelmente nunca conseguiria nada na vida, deveria sentir-se feliz, se tivesse o direito de ao menos constituir uma família. Talvez, Onésimo pensando nisso, ele resolveu que buscaria mudar o rumo de sua vida, e o único meio para tal coisa seria o menos nobre e arriscado, o furto. 
Onésimo sabia que sendo ele um escravo, qualquer deslize seu, poderia lhe causar sérias consequências, tais como: açoites, amputações e até mesmo em alguns casos a morte. 
Uma vez que a semente do pecado entrou no coração de Onésimo, logo começou a germinar e a cada dia que Onésimo se dirigia ao seu trabalho, seu coração contaminado lhe dizia o seguinte: Até quando você vai aceitar viver essa vida miserável? você tem que mudar, você já sabe o que fazer, o que esta esperando? Pobre Onésimo, não tinha mais forças para resistir, o pecado já havia lhe assaltado o coração e agora o deixava cego com o desejo de mudar a situação de sua vida. 
Mas queridos, não existe uma mudança real e perfeita sem Jesus! Se Onésimo conhecesse o amor de Deus e o seu poder, não cairia na armadilha que seu coração lhe preparara. Quantas vezes meu amigo, você fez planos maravilhosos crendo que eram perfeitos e que nada poderia impedir o seu sucesso, mas quando você percebe, tudo não passou de uma ilusão, pois tudo deu errado, as portas não se abriram ou seu sócio lhe enganou e etc. Com certeza isso é motivo para ficar muito triste e descontente com sua vida, é motivo para duvidar de tudo e de todos, menos de Deus. Ele pode mudar sua vida e você vai ver isso, ao acompanhar essa história de Onésimo. 
Se formos sinceros, todos nós podemos nos enxergar nessa história, todos somos como Onésimo, a sua história muitas vezes se confunde com a nossa, pois como ele, muitas vezes tentamos nos libertar de coisas que nos aprisionam e buscamos a felicidade, mas assim como ele, não colocamos o Senhor Deus a nossa frente, ou então queremos ajudar ao Senhor a fazer sua tarefa de nos abençoar! dizemos inconscientemente para Deus: - Posso te ajudar a me fazer um vitorioso!. 
Talvez não usamos da mesma artimanha de Onésimo, afinal roubar é algo muito feio e errado, mas que todos nós muitas vezes damos uma de auxiliares de Deus, isso damos. Pois queremos mudanças em nossas vidas, sejam elas de ordem financeira, espiritual,matrimonial,etc. O problema todo está em não tomarmos a decisão certa, a de entregar nossos problemas a Deus e acabamos nos enfiando numa encrenca maior que a outra. 
A solução é Jesus, o filho de Deus. Ele pode nos ajudar, assim como ajudou Onésimo a se livrar do seu problema. continua....