segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Um novo tempo na vida de Jacó
Texto: Gn 35.1-7,9
Na minha bíblia, que é da sociedade bíblica do Brasil, o título deste capítulo é Jacó erige um altar em Betel, mas nesta noite eu gostaria de sugerir um novo título para esse capítulo maravilhoso da palavra de Deus: Um novo tempo na vida de Jacó! ou ainda O renovo de Jacó! Pois é isso que esse texto nos revela, ele nos mostra um homem desanimado na fé, desesperado diante das atitudes imaturas e cruéis de seus filhos.
Jacó no capítulo 35 de Gênesis, estava muito temeroso quanto ao seu futuro e o de seus filhos. Não conseguia perceber que Deus em breve iria lhe mostrar que algo estava errado na sua vida e que algo deveria ser feito para que ele tivesse de Deus a vitória. 
Muitas vezes estamos exatamente assim, nos queixamos de Deus por causa de nossas lutas, dizemos a ELE que estamos sendo alvo de injustiça, repreendemos as lutas e muitas vezes profetizamos a nossa vitória, confessando que não aceitamos a tribulação que nos sobreveio. Quanta arrogância! quanta falta de espiritualidade e despreparo ministerial! até quando vamos agir dessa forma? até quando vamos continuar impedindo o Senhor de nos abençoar plenamente? Esta na hora de cada um de nós repensar nossa caminhada espiritual, esta na hora de refletirmos sobre nossa vida espiritual! Sera que não precisamos erigir novamente um altar ao Deus todo poderoso? Pois é, quando estamos fracos e dispostos a correr para um lugar secreto,Deus com seu amor nos revela todas as coisas e nos manda novamente levantar e andar, se obedecermos a vitória será certa. 
1. Mas por que Deus disse a Jacó "levanta-te, sobe a Betel"? 
a) Fraqueza espiritual e medo do futuro. o capítulo 34 de Gênesis nos revela o motivo dessa ordem, Jacó estava muito angustiado e temeroso, ele estava abalado física e espiritualmente. Talvez se perguntasse: "onde eu errei na educação de meus filhos?" Talvez se lembrasse do tempo em que eles eram apenas crianças e não tinham malícia alguma para se tornarem assassinos cruéis e sanguinários. Mas a realidade era outra, pois seus filhos estavam completamente distantes das velhas lembranças do velho Jacó. 
b) Jacó havia se esquecido das promessas divinas. Deus havia prometido a Jacó em Gênesis 32.12, que ele seria uma grande nação e que Deus lhe faria o bem. Mas Jacó havia se esquecido dessa promessa, relaxando na fé, vivendo a vida de qualquer forma, ou seja, longe do compromisso que deveria ter. Jacó por exemplo permitiu que em sua casa houvesse idolatria (vv. 2, 4), mostrando completo descaso ou conhecimento da vontade de Deus. 
c) Jacó precisava ser restaurado por Deus e isso deveria ser no altar do Senhor.  No verso um de Gênesis 35, nos revela que o começo de uma vida renovada espiritualmente é o altar de Deus! só seremos renovados, se restaurarmos o nosso altar de oração e sacrifício a Deus. Por isso é que Deus disse para Jacó que deveria erigir um altar. 
2. Por que Deus manda fazer um altar? 
a) Porque é no altar do Senhor que somos perdoados! (Lv 1,3,4). Lembre-se, é através do sangue do cordeiro derramado no altar, que temos o perdão de nossos pecados! pois para que haja remissão de pecados, o sangue deve correr (Ef 1.7). 
b) Porque é no altar, que o Deus verdadeiro responde com fogo. O fogo é um dos símbolos do poder do Espírito Santo (At. 2),  ele representa também o renovo, a força e a glória de Deus (Ex 3.2). Você que ser renovado por Deus? quer ser cheio do Espírito Santo? então corra e concerte seu altar! 
3. O que é preciso para levantarmos um altar ao Senhor? 
a) Total obediência a Deus. Jacó não hesitou, não contrariou a vontade de Deus, nem tentou mostrar que sabia mais que Deus. Mas prontamente obedeceu. E você caro leitor, qual é sua atitude diante de uma ordem divina? você obedece, ou contraria essa ordem, tentando argumentar com Deus, mostrando talvez que ELE possa estar errado? 
b) Nos livrarmos de tudo o que ofende a santidade de Deus. No caso de Jacó, ele tomou uma atitude de mudança e reconhecimento, mandou suas mulheres jogarem fora todos os ídolos do lar, todos os colares santificados a ídolos e etc. O que esta ofendendo a Deus em sua vida? não marque bobeira, se livre de pressa dele! Seja abençoado por Deus, ande de conformidade com sua palavra. 
c) Purificação. Para levantarmos novamente o altar do Senhor em nossas vidas, precisamos mudar nossa postura como cristãos, precisamos purificar nossas vidas, nos afastarmos das coisas que comprometem nosso relacionamento com ELE e com sua igreja. No verso dois de Gênesis 35, Jacó diz para seu povo que deveriam se purificar. 
d) Mudar nossa maneira de viver. Devemos conferir nossos hábitos, nossas amizades e nossos meios de postura diante da sociedade em que vivemos. Quando Jacó diz no verso dois para  mudarem suas vestes, ele esta afirmando que deveriam sempre pensar na opinião de Deus, ou seja, o que Jesus faria? 
4. As vantagens de obedecer a Deus. 
a) Proteção no caminho. Jacó obedeceu e nada lhe aconteceu porque Deus o estava protegendo no caminho (v.5). Nada poderá nos tocar se estivermos debaixo da proteção divina. 
b) Somos alvos das bençãos de Deus. No verso nove, Jacó é abençoado por Deus, pois obedeceu a Deus e foi recompensado
Se você esta cansado, abatido e achando que tudo esta perdido, você precisa experimentar o renovo do Senhor! você precisa levantar novamente o seu altar de oração e comunhão com Deus.
Que Deus te abençoe! 
Pr. Igor de Moura Cogoy


PARA VIVER UM NOVO TEMPO É PRECISO TER ATITUDE
Mc 5:25-34
Introdução:
A mulher: “E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de hemorragia” v.25
Uma mulher sem nome, sem definição de idade ou aparência física. Uma mulher que marcada pelo sofrimento vivia atônita, em grande desespero. Em seu corpo habitava uma enfermidade que a debilitava e a marcava duplamente: na alma e no corpo. E de uma maneira crônica,pois esta hemorragia fazia dela uma pessoa que sendo considerada impura pela lei judaica(Lv.15:25-33),a conduzia para um abismo,para uma caverna interior.Só e sozinha lutando contra o mal.
O sofrimento: E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto possuía, sem conduto, nada aproveitar, antes,pelo contrario,indo a pior,”v.26
Esta mulher conhecia o sofrimento, a dor e o desespero, pois padeceu muito e foi acompanhada por muitos médicos. Aqueles que tinham a possibilidade de lhe oferecer a cura,e mais que isso a sua vida de volta,não conseguiam lhe proporcionar resultados positivos.Havia gasto todos os seus bens,os seus recursos,quem sabe de sua família e nenhum resultado,somente mais sofrimento.Mas ela continuava tentando.
Para vivermos um novo tempo precisamos:
·         Olhar honestamente para nossa situação e reconhecer que necessitamos de Deus: devemos ser dependentes do Senhor e buscá-lo, reconhecer seu poder sobre nossas vidas e que sem ele nada podemos fazer (João 15:5 “... porque sem mim nada podeis fazer).
·         Ter fé: “tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou-lhe a veste. Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada.”v27, 28
Quando a mulher ouviu falar de Jesus, começou a ser gerada no seu interior a esperança de que se apenas tocasse na sua veste ficaria curada, apesar dos tantos anos sofridos ela conseguiu valorizar a sua vida e alimentar a esperança da cura. Essa é a grande diferença para tantas pessoas ,que não valorizam as suas vidas,aceitam passivamente a  sua situação por pior que seja,quando a cura está a disposição,basta apenas crer.Esta mulher foi toma de grande fé e cria que se tocasse nas vestes do Mestre seria curada.
·         Ter atitude: ela colocou a sua fé em ação, teve ousadia.
Esta mulher tocou as vestes de Jesus, e dele saiu virtude e ficou sarada de seu mal. Tomou uma posição vou tocar, vou me esforçar. Não foi fácil para ela,estava debilitada e toda a multidão a apertando,mas conseguiu e recebeu de Jesus a vitória,conforme v.29: “e logo se lhe estancou a hemorragia,e sentiu no corpo estar curada do seu flagelo.”
Quando Jesus perguntou quem o havia tocado (v.30), esta mulher antes sofrida e agora vivendo a cura, vendo seus planos e sonhos voltarem, veio até ele com temor e tremendo e prostrou-se diante dele e declarou-lhe a verdade (v.33). A atitude de Jesus em insistir em quem lhe tocou,demonstra o seu amor e o seu cuidado.Esta mulher precisava ser vista não mais como uma mulher impura,mas sim,como uma mulher que foi curada da enfermidade do corpo e da alma.Ela recebeu mais do que esperava: “Ora, aquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós”.Chegou a ela um novo tempo de fé,esperança,saúde e de salvação.
Conclusão:
Devemos depender do Senhor e colocar em prática tudo aquilo que tem nos ensinado, para vivermos um novo tempo em nossas vidas. “... para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”(Rm12:2).

Pastora Kethuli Cogoy