quarta-feira, 9 de janeiro de 2013


Alcançando a Promessa

“Portanto Hebrom foi de Calebe, filho de Jefoné,o quenezeu,em herança até o dia de hoje,porquanto perseverara em seguir ao Senhor, Deus  de Israel.” Js 14:14

Quero mediatar quais foram as atitudes tomadas por Calebe que lhe permitiram tomar posse da promessa. A promessa de Calebe encontra-se registrada no livro de Nm.14:24 Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança.” Em cima dessa promessa Calebe pede a Josué aquilo que lhe fora prometido (v.12).Porque a promessa se cumpriu na vida de Calebe?O que é necessário para que as promessas de Deus se cumpram em nossas vidas?

Fidelidade:

Calebe, filho de Jefoné, foi um dos príncipes de Israel enviados a espiar a terra prometida. Dos doze escolhidos, apenas Josué e Calebe tiveram fé para contemplar a “terra” com os olhos de Deus. E trouxeram o seu relatório. A terra era boa e realmente manava leite e mel. Mas os outros dez espias olharam apenas para as dificuldades.(Nm.13 e 14)
Mas, por causa da incredulidade, tiveram de peregrinar no deserto por 40 anos, antes da conquista. E toda aquela geração morreu no caminho da terra prometida. Restaram apenas os dois “gigantes da fé”: Josué e Calebe.
Esse homem de Deus era perseverante e fiel. Leal ao seu Deus. Ele sabia olhar na direção da bênção, da vontade de Deus e romper todas as barreiras para alcançá-la.Seja fiel ao Senhor em tudo e alcançarás a benção.
Saberás, pois, que o SENHOR teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos.                 (Deuteronômio 7:9)

Confiança:

Calebe relatou o que ele viu na terra prometida conforme sentiu no coração. Ele foi sincero, verdadeiro.Calebe estava olhando para Deus e Deus era e é maior que qualquer dificuldade aparente que se opusesse à conquista de Canaã. É preciso ter fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus, Hebreus 11.6 “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”.
A Bíblia é repleta de exemplos de homens e mulheres que confiaram em Deus. Estevão, quando era apedrejado, vislumbrou a glória de Deus e entregou-lhe o espírito, confiando na providência.
Paulo e Silas, depois de haverem sido açoitados, foram presos, e na cela, cantavam louvores a Deus. Então, eis que houve um terremoto e abriram-se as portas das celas, mas eles não fugiram. Apenas confiaram em Deus, pois a família do carcereiro haveria de ser salva.
Lutero, de igual forma, quando lutou contra a Igreja Romana, confiou em Deus e foi salvo, tendo a Reforma Protestante se consolidado nos anos seguintes. É preciso confiar no Senhor em qualquer circunstância e poder dizer como Paulo em:
Filipenses 1:21 “Porque para mim o viver é Cristo,e o morrer é ganho.”


Espírito Renovado:

Calebe com 85 anos sentia a mesma coisa por dentro e por fora. Quantas pessoas estão envelhecendo no espírito? Já não sentem o mesmo calor, a mesma vibração, o mesmo entusiasmo, a mesma coragem. Quem serve a Deus não envelhece. O nosso Deus renova o nosso homem interior e nos conserva em vida. “Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.” 2Co. 4:6
Deus não conservou apenas Calebe com vida, mas também com todo vigor,para tomar posse da promessa.
“Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” (Isaías 40:31)

Perseverança:

“... porquanto perseverara em seguir ao Senhor, Deus de Israel.” Js 14:14b

Perseverar significa manter-se firme em um propósito. O propósito de Calebe era servir ao Senhor, em qualquer circunstância, em espírito e em verdade (cfe.Jo.4:24). Calebe creu e esperou pelo cumprimento da promessa durante 45 anos. Foi um servo singular. Olhando para nossas vidas o  que temos esperado no Senhor?Como temos reagido diante das promessas?Deus tem nos prometidos muitas coisas através da palavra e até mesmo em profecias e sonhos. E nós quanto temos perseverado para alcançar as promessas?Seja qual for a promessa que você deseja ver cumprida em sua vida, creia de todo o seu coração, pois o Senhor cumprirá a sua palavra.
E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la 
                                                                                                                                      (Jeremias 1:12)
Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?                                     (Números 23:19)

Deus tem promessas para as nossas vidas e as quer cumprir, depende do compromisso e entrega de cada um de nós. Do nosso envolvimento com Deus, de nossas atitudes, de nossa caminhada ao Seu lado e de nossa perseverança para alcançarmos a maior de todas: a vida eterna.

“ sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida” Ap.2:10


 
      Aplicação:

Um tema para reflexão: As promessas de Deus estão sobre a minha vida

Uma pergunta para meditar: Tenho me mantido firme em relação às promessas de Deus?

Um versículo para semana:“Portanto Hebrom foi de Calebe, filho de Jefoné,o quenezeu,em herança até o dia de hoje,porquanto perseverara em seguir ao Senhor, Deus  de Israel.” Js 14:14

    

Na paz e no amor de Cristo Jesus
Pastora Kethuli Cogoy

Nenhum comentário: