quarta-feira, 2 de julho de 2014





Três verdades a respeito de Jesus em relação ao Pai

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6).

Olá amigos do blog AI GRAPHAI, neste estudo que coloco a disposição dos amados, pretendo falar de uma parte importante do discurso de despedida de Jesus para os discípulos, onde ele claramente preparava seus discípulos para a vida sem o mestre.
Neste verso seis, vemos três verdades fundamentais que Cristo passa aos seus seguidores, verdades que se mostram indispensáveis até o fim de todas as coisas, e principalmente nos dias de hoje, onde o liberalismo teológico parece corromper até os seminários teológicos, ensinando um Jesus fraco, liberal e sem santidade. Uma pena, mas a triste realidade dos nossos dias é que as pessoas não sabem mais quem foi, e quem é Jesus Cristo.
Este estudo, portanto tem como finalidade resgatar a verdade a cerca de Cristo, verdade esta, não construída pela mente e propósitos humanos, mas pela própria declaração e testemunho de Cristo a cerca de si mesmo. E Ele nos diz o seguinte:

1)      Jesus é o caminho. O caminho para qual destino? O Pai. Jesus é o caminho para Deus o Pai! E a confirmação disso, está nos primeiros versos do capítulo quatorze: “Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também” (Jo 14.2,3). Amados, a vida pode te oferecer vários caminhos e escolhas, mas o único caminho que te leva para o céu é Cristo! Só ele pode te levar para o céu, pois é o único mediador entre Deus e os homens (1Timóteo 2.5), e o único que deu a vida por você naquela cruz.  

2)      Jesus é a verdade. Mas que verdade? A verdade do Pai. Toda a verdade que conhecemos a cerca de Deus o Pai, nos é revelada em Cristo Jesus. Portanto, não existe outra verdade fora de Cristo. E nenhuma religião ou profeta que não esteja ligado a Cristo, pode te conduzir a verdade plena de Deus, mas somente Cristo, pois ele veio a esse mundo nos guiar em toda a verdade de Deus, e quando fez este discurso aos discípulos, fez questão de dizer que os ensinos que transmitia aos discípulos não eram dele, mas do Pai (Jo 14.10). Por isso, toda a doutrina religiosa e soteriológica (que se refere à salvação), têm que ter Cristo como base e centralidade, se não, deve ser descartada.

3)      Jesus é a vida.  Que vida é essa? A vida eterna junto a Deus o Pai. Jesus é a nossa garantia de vida eterna, ou seja, de que um dia, todos aqueles que nele creram e que por ele foram conduzidos ao Pai, serão ressuscitados e viverão eternamente com ele: “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros. Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis. Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós” (João 14.18-20).  Jesus morreu na cruz, mas ressuscitou, e porque ele venceu a morte, nós, que estamos nele pela fé, também venceremos, e isso, no dia em que Jesus voltar para buscar seu povo e cumprir sua promessa, a saber: “E quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também” (João 14.3). Não sabemos o dia nem à hora do retorno de Jesus, nem da ressurreição dos mortos, mas temos a plena convicção, que esse dia chegará e que será um dia glorioso para aqueles que entregaram suas vidas aos pés do mestre e trocaram os prazeres desta terra pela glória de Cristo.

Talvez, a vida esteja te oferecendo muitos caminhos, muitas verdades, e quem sabe até prometendo uma vida maravilhosa. Mas você deve analisar se esses caminhos são os caminhos de Deus, se esses caminhos, vão levar-te ao céu. Pois se o ditado popular reza que todos os caminhos levam a Roma, a verdade que está em cristo diz que somente Cristo te conduz a presença do Pai celestial.
Talvez alguém tenha te mostrado muitas verdades, mas saiba, que a única que pode salvar a tua alma é a verdade que está em Cristo Jesus! Não existe salvação ou verdade eterna sem Cristo. Pode haver salvação fora da igreja, mas não fora de Cristo. Pense nisso.
Pode a te ser, que muitos tem te conduzido a uma vida de festas e alegrias constantes, mas a verdadeira felicidade só Cristo pode te dar. Pode ser que o teu estilo de vida te faça feliz, mas saiba amigo (a), que o verdadeiro sentido, e a verdadeira plenitude da vida, estão em Cristo Jesus. Você pode se sentir feliz, mas só se realizará como pessoa, no dia em que entregares tua vida a Cristo.
Que Deus possa te abençoar e realizar os teus sonhos e projetos nele, que é o autor da vida e a rocha da nossa salvação. Que Cristo Jesus, nosso Senhor e mestre, te conduza no caminho da verdade e da vida eterna.
 A Ele toda a glória, a Ele, toda a honra, e a Ele, todo o louvor.
Pr. Igor de Moura Cogoy

Nenhum comentário: