quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Sonhar os sonhos de Deus



Podemos sonhar os sonhos de Deus?

Uma refutação á teologia antropocêntrica. 


Olá amigos do blog ai graphai! Hoje a pedido de um grande amigo, o meu irmão em Cristo, Alex Haag, eu vou tratar de um assunto no mínimo inusitado, que não parece representar grande perigo a ortodoxia e fé bíblica verdadeira, mas que esconde um ensino perigoso que muitas vezes passa desapercebido pelos apologistas e teólogos da igreja. E por causa disso, vem crescendo cada vez mais o sentimento de que o homem é o centro de tudo. Isso é divulgado por parte dos pregadores neopentecostais: O antropocentrismo teológico! Sistema onde o Homem é o centro de todas as coisas, nesse sistema “teológico” o homem manda em Deus, com jargões do tipo; “Eu determino!”, ou por meio de barganhas e trocas com “Deus”, em que ensinam que para alcançar a Deus é preciso primeiro ofertar, sacrificar (dinheiro), e etc. Se não bastassem as heresias já citadas, agora a moda é sonhar os sonhos de Deus!
Não são poucos os pregadores que afirmam que tal coisa nasceu diretamente do coração de Deus! Ou que incentive a igreja a sonhar os sonhos de Deus. Eu mesmo, já presenciei uma pastora “pregar” sobre isso por quase uma hora! Ela incentivava a igreja a sonhar os sonhos de Deus, mas como já esperava, sem comprovação bíblica.
Tal pratica tem apoio nas Escrituras? Deus nos revela em sua palavra que podemos ter a capacidade de sonhar os seus sonhos? De desvendar o seu coração? Aliás, onde em toda a Escritura Sagrada encontramos um verso que mostre o Todo Poderoso Deus dormindo!? Como esse blog não tem medo de falar a verdade acerca das Escrituras, veremos o que a Bíblia diz sobre esse assunto.

1) Deus dorme?

Não, é claro que não! Ele não é um ser fragilizado, corrompido ou em fase de crescimento kkk
O que eu quero na verdade dizer, é que Deus não necessita de descanso, pois não está preso a matéria, nem possui limites físicos como o ser humano.

Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel” (Sl 121. 3,4).

2) Deus sonha?

Claro que não! Os sonhos são reações do nosso corpo em resposta aos anceios de nossa alma, ou seja, descarregamos toda a tenção, medo, e desejos particulares do nosso dia a dia, quando dormimos. Assim surgem os sonhos! Claro que Deus pode se revelar a nós através de sonhos (Gn 37.3-24; Nm 12.6). Mas precisamos entender que esses sonhos foram nossos, não é Deus quem está dormindo! Ele usa a nossa necessidade física de dormir, para falar conosco, por tanto, não é a mesma coisa, não podemos dizer com isso que eu sonhei o sonho de Deus! Devo aceitar que Deus meu deu uma mensagem através de meus sonhos!
Outra coisa, sonhar é para alguém que não tem condições de realizar ou de alcançar algo, seja por um momento ou por toda a sua vida. Como ter a vida dos jogadores de futebol, ganhar o que eles ganham! Muitos sonham em ser jogadores de futebol, mas não possuem aptidão nenhuma para o esporte. Será que podemos dizer que existe alguma coisa que Deus não possa realizar? Claro que não! Seria uma verdadeira blasfêmia afirmar isso! Por tanto meu amigo, tome cuidado! Pense antes de falar qualquer coisa sobre Deus. Não vos enganeis: de Deus não se zomba” (Gl 6.7).
O Senhor Deus não tem dificuldades em realizar seus propósitos, e tudo o que imagina e deseja realizar assim o faz!

Porque o Senhor dos Exércitos o determinou; quem, pois, o invalidará? A sua mão está estendida; quem, pois a fará voltar atrás?” (Is 14.27).
E ainda:
nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade” (Ef 1.11).

3) A Bíblia faz menção aos falsos profetas sonhadores!

Quero agora, com todo o temor de Deus, lhes advertir aqueles que talvez por ingenuidade, ou por influencia de maus líderes eclesiásticos tem afirmado sonhar os sonhos de Deus. Lembrem-se: Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão” (Êx 20.7). 

Se por acaso você que está lendo este artigo, faz esse tipo de coisa, ou já fez isso, nunca é tarde para se arrepender! Confesse a Deus o seu erro e pregue a verdade da palavra, não precisamos enxertar nada na palavra de Deus para resgatarmos os pecadores, pois Deus mesmo se compromete com sua palavra.
No Livro do profeta Jeremias, vemos o Senhor usar o profeta para repreender os falsos profetas que diziam sonhar os sonhos de Deus:

Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, proclamando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei. Até quando sucederá isso no coração dos profetas que proclamam mentiras, que proclamam só o engano do próprio coração? Os quais cuidam em fazer que meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu companheiro, assim como seus pais se esqueceram do meu nome, por causa de Baal. O profeta que tem sonho conte-o como apenas sonho; mas aquele em quem está a minha palavra fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo?- Diz o Senhor” (Jr 23.25-28). 

Perceba a semelhança do que acontecia nos tempos de Jeremias (580-539 aC) com o que acontece nos dias de hoje. Já naquela época os falsos profetas afirmavam sonhar os sonhos de Deus, e perceba também, que já naquela época Deus estava perdendo a paciência com esse tipo de coisa, ou seja, com essa prepotência deles. Inclusive o resultado é o mesmo! O povo acaba se desviando ou perdendo o interesse em buscar a vontade de Deus para as suas vidas e passa a buscar somente os seus interesses.

Conclusão:

Não há base bíblica para acreditarmos que podemos sonhar os sonhos de Deus, isso é heresia, e deve ser combatido e rejeitado. Todo aquele, que insistir com isso deve ser exortado ao arrependimento. Pois como vimos, Deus não dorme, não sonha, e não ignora os que usam o seu nome para ludibriar os incautos na fé.
Espero ter ajudado a todos os que sinceramente desejam trilhar o caminho da verdade, e que não aceitam mais o “evangelho' supersticioso que tem sido oferecido em nossos dias!

Deus vos abençoe em Cristo Jesus!

Pr. Igor de Moura Cogoy

Nenhum comentário: